Aluno: Rui Miguel Moreira Da Silva
Resumo
Nos últimos anos, o campo do Design e os profissionais desta área têm sido reconhecidos como impulsionadores e facilitadores de inovação, possuindo consequentemente um papel relevante nas atividades-chave das empresas, na sua performance e competitividade. A complexa natureza do Design continua a criar obstáculos à sua compreensão e aos seus resultados. Investigações revelam que diferentes empresas têm diferentes noções do potencial valor do Design e que a sua perceção e utilização (design maturity) pode desempenhar um papel decisivo na forma como as atividades de Design são praticadas na empresa.
Esta pesquisa pretende investigar e contribuir para a melhoria da compreensão, relativamente à perceção e utilização do Design nas empresas Portuguesas. Para tal, o atual nível de design maturity das empresas Portuguesas orientadas para a Inovação, foi descrito utilizando a abordagem do Danish Design Ladder (DDL).
A estratégia de inquérito foi aplicada através de um questionário online autoadministrado, baseado no inquérito do De.:SID a um grupo de 226 PME orientadas para a inovação ? Rede PME Inovação COTEC da COTEC Portugal. Foi alcançada uma taxa de resposta de 33% e algumas conclusões interessantes foram extraídas sobre a importância que o Design pode ter num contexto empresarial.
A principal conclusão é que a design maturity dos respondentes corresponde ao terceiro estágio do DDL: Design como Processo. Adicionalmente os dados sugerem que existe uma diferença entre a perceção das empresas e a real importância e utilização do papel do Design no seu negócio, revelando alguma falta de conhecimento e experiência na sua aplicação.
Trabalho final de Mestrado