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IMPACTE DA COVID-19 NO COMÉRCIO ELETRÓNICO E NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL

Aluno: Fernando Miguel Matos Martins Pires


Resumo
O mundo entrou na pandemia de COVID-19 com desequilíbrios externos persistentes e pré-existentes, originando uma crise que causou uma forte queda do comércio e flutuações significativas. As perspetivas continuam altamente incertas, pois ainda existe muita incerteza sobre os riscos de novas ondas de contágio, inversão dos fluxos de capital e um novo declínio do comércio internacional. A devastação da pandemia afetou diversos setores, como o imobiliário, os desportos profissionais, as viagens de negócios e lazer, a consultoria, os restaurantes e bares, os cinemas, os teatros e outros locais de entretenimento, escolas e universidades, e muitos outros. No entanto, apesar destes grandes desafios, o mundo pós-Covid provavelmente está a oferecer oportunidades importantes para esses empreendimentos. Na verdade, muitas indústrias cresceram desde a COVID-19. Atualmente, mais do que apenas movidos por bons salários, os profissionais no mercado estão à procura de flexibilidade, comodidade, boas condições de trabalho e, acima de tudo, de uma atividade que lhes permita se sentirem recompensados pelo investimento. O empreendedorismo digital permite que profissionais em geral possam começar um negócio investindo pouco financeiramente e que tenham um rápido retorno. O objetivo principal deste estudo passa por averiguar de que forma a pandemia da COVID-19 veio alterar a disposição das pessoas para iniciar um negócio on-line, ou seja, a disposição para se tornarem empreendedores digitais. O método utilizado para esta dissertação é o método quantitativo, relacionado com uma abordagem dedutiva, que está associada ao facto deste método gerar medidas precisas e confiáveis que permitem uma análise estatística descritiva e inferencial. Para tal, irá recorrer à recolha de dados através de questionários para perceber como é que a pandemia e os consequentes choques financeiros vão afetar a evolução do empreendedorismo digital.


Trabalho final de Mestrado