Search button

Mapeamento e redesenho de processos. Aplicação a um estudo de caso real

Aluno: InÊs Figueiredo Da Silva


Resumo
A crescente competitividade no mercado da distribuição tem obrigado as organizações a repensarem cada um dos seus processos e a questionarem os seus modos de operação, em busca de melhores resultados. Este trabalho de projeto desenvolve um estudo empírico acerca do processo de alteração de etiquetas numa empresa da grande distribuição a atuar em Portugal. Baseado num levantamento em 4 hipermercados e 1 supermercado, através de observação direta, foi possível mapear o processo físico de alteração de etiquetas. Os dados recolhidos permitiram um mapeamento detalhado que descreve os termos em que as atividades se relacionam dentro do processo, os seus intervenientes, a sua duração e os seus custos. Trata-se de um processo recorrente na empresa, catalisador de recursos humanos e físicos significativos e que apresenta fortes oportunidades de melhoria. Nesse sentido, o presente trabalho de projeto redesenha duas soluções que visam sobretudo a redução dos custos, o incremento da produtividade e o aumento do nível de serviço prestado ao cliente traduzido numa maior fiabilidade de preço.


Trabalho final de Mestrado