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Employer Branding - A Atratividade da Marca do Empregador e o seu Efeito no Bem Estar e na Satisfação do Colaborador

Aluno: Joana Catarina Seco Ramos Vieira Ferreira


Resumo
O tema deste estudo foi escolhido tendo em conta os desafios existentes na gestão de recursos humanos, nomeadamente na atração e retenção de talentos. Nos últimos anos tem-se verificado uma alteração de padrão no mercado de trabalho. Atualmente, são as organizações que competem entre si e se esforçam para atrair e reter os melhores talentos, de forma a conseguirem ganhar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Nesta senda, o propósito deste estudo prende-se com a perceção de quais as dimensões que tornam as organizações mais atrativas aos olhos dos seus colaboradores, com o objetivo final de perceber qual o papel desempenhado pelo Employer Branding e pela atratividade do valor da marca do empregador. Para tal, tornou-se necessário perceber quais as expectativas e preferências dos colaboradores no que corresponde aos atributos da organização, valor percebido pelo colaborador, o que a torna atrativa, bem como a influência do seu bem-estar na perceção dos mesmos. O presente estudo utiliza uma abordagem quantitativa. Assim, foi implementado um inquérito por questionário a 151 indivíduos ativos no mercado de trabalho. Esta pesquisa foi inspirada noutros estudos, principalmente, Berthon et al. (2005), BenraissNoailles e Viot (2021), King e Grace (2010) e Warr (1990). A análise às hipóteses foi efetuada através da ferramenta IBM SPSS Statistics 27.0, procedemos a análises de estatística inferencial, recorrendo a análises de regressão linear simples e múltipla. Os resultados do estudo empírico realçam a importância que algumas dimensões do valor percebido pelo colaborador têm no seu bem-estar. E também a importância que o bem-estar do mesmo tem no que respeita aos benefícios do valor da marca de empregador. Assim, conseguiu-se perceber que colaboradores que se sintam bem, são colaboradores satisfeitos com a sua organização, comunicam de forma positiva sobre a mesma e têm intenção de permanecer na mesma. A contribuição deste estudo aborda questões e preocupações atuais dos recursos humanos. O mesmo assenta na perceção do que é importante para o colaborador. Empresas que vão de encontro às expetativas dos seus colaboradores são empresas que detêm vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.


Trabalho final de Mestrado