Aluno: Joana Catarina Seco Ramos Vieira Ferreira
Resumo
O tema deste estudo foi escolhido tendo em conta os desafios existentes na gestão
de recursos humanos, nomeadamente na atração e retenção de talentos. Nos últimos anos
tem-se verificado uma alteração de padrão no mercado de trabalho. Atualmente, são as
organizações que competem entre si e se esforçam para atrair e reter os melhores talentos,
de forma a conseguirem ganhar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. Nesta
senda, o propósito deste estudo prende-se com a perceção de quais as dimensões que
tornam as organizações mais atrativas aos olhos dos seus colaboradores, com o objetivo
final de perceber qual o papel desempenhado pelo Employer Branding e pela atratividade
do valor da marca do empregador. Para tal, tornou-se necessário perceber quais as
expectativas e preferências dos colaboradores no que corresponde aos atributos da
organização, valor percebido pelo colaborador, o que a torna atrativa, bem como a
influência do seu bem-estar na perceção dos mesmos.
O presente estudo utiliza uma abordagem quantitativa. Assim, foi implementado
um inquérito por questionário a 151 indivíduos ativos no mercado de trabalho. Esta
pesquisa foi inspirada noutros estudos, principalmente, Berthon et al. (2005), BenraissNoailles e Viot (2021), King e Grace (2010) e Warr (1990). A análise às hipóteses foi
efetuada através da ferramenta IBM SPSS Statistics 27.0, procedemos a análises de
estatística inferencial, recorrendo a análises de regressão linear simples e múltipla.
Os resultados do estudo empírico realçam a importância que algumas dimensões
do valor percebido pelo colaborador têm no seu bem-estar. E também a importância que
o bem-estar do mesmo tem no que respeita aos benefícios do valor da marca de
empregador. Assim, conseguiu-se perceber que colaboradores que se sintam bem, são
colaboradores satisfeitos com a sua organização, comunicam de forma positiva sobre a
mesma e têm intenção de permanecer na mesma.
A contribuição deste estudo aborda questões e preocupações atuais dos recursos
humanos. O mesmo assenta na perceção do que é importante para o colaborador.
Empresas que vão de encontro às expetativas dos seus colaboradores são empresas que
detêm vantagem competitiva sobre os seus concorrentes.
Trabalho final de Mestrado