Search button

Questionário sobre gestão do desempenho nas escolas

Aluno: Tito JosÉ Mota Da Rosa


Resumo
A gestão do desempenho começa a ser cada vez mais um ponto importantíssimo para não só ter uma boa gestão como um bom funcionamento da instituição, com a agravante da crise económica que hoje se vive. A implementação de programas de gestão de desempenho nem sempre é fácil pois muitos dos trabalhadores têm medo de ser avaliados pondo assim um travão a esses programas, ou mesmo o fraco envolvimento da gestão no processo. Mas quando bem executada a gestão de desempenho traz benefícios a nível organizacional, para os trabalhadores, poupa tempo e reduz conflitos. Este estudo teve como principal objectivo ajudar um conservatório a melhorar a sua gestão do desempenho e para isso foi usada uma metodologia qualitativa e quantitativa através de um questionário feito aos alunos, pais e trabalhadores do conservatório. No total a amostra é formada por 81 alunos, 25 trabalhadores e 60 pais, tendo assim um total de 166 questionários. Deste estudo conclui-se que o ponto mais forte da escola é o ensino onde estão englobados também os professores, sendo que o ponto mais fraco são as instalações. Foi concluído também que a gestão de desempenho na escola está ainda mal desenvolvida como dito na literatura, mas com indícios de melhoria e vontade de mudar.


Trabalho final de Mestrado