Aluno: Mariana Cunha Correia
Resumo
A indústria da fileira florestal em Portugal, é responsável por contribuir para a criação de riqueza mas também como um meio de internacionalização da economia nacional. Estas indústrias apresentam notáveis resultados para a balança comercial do nosso país, no entanto, possuem uma grande responsabilidade na criação de uma consciência ambiental, preservação da floresta em Portugal e pela dinamização de economias locais.
Contudo, os desafios são grandes. Os riscos bióticos e abióticos, as alterações climáticas, o abandono da floresta são desafios que importa considerar para a sustentação da atividade da indústria da fileira florestal Portuguesa.
A certificação florestal assume-se cada vez mais como uma estratégia para as fileiras florestais, assentes nos três pilares: económico, social e ambiental.
Neste estudo é feita uma análise de empresas de base florestal portuguesas. Procurou analisar-se quais os benefícios que a certificação florestal trouxe para estas e para a sociedade em geral, bem como de que forma é que a certificação florestal pode sustentar uma vantagem competitiva para as indústrias da fileira florestal.
Trabalho final de Mestrado