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Intervalo de indiferença na escolha de uma marca: Fabricante VS. Distribuidor

Aluno: Guilherme JoÃo Canotilho Dos Santos


Resumo
A presença de produtos de marca de distribuidor na casa dos consumidores é cada vez mais comum, em detrimento das marcas de fabricante. Desta forma, torna-se importante perceber qual a diferença de preços que faz com que o consumidor seja indiferente na escolha entre produtos da marca de fabricante e de distribuidor. O presente estudo foca-se no intervalo de indiferença entre a marca de fabricante e de distribuidor, com o intuito de perceber qual a dimensão desse intervalo para quatro categorias de produtos: refrigerantes, shampoos, embalagens de tinta e televisores. Este trabalho tem como objetivo compreender a influência que diferentes fatores têm na dimensão do intervalo de indiferença, tendo presente as diferenças existentes entre as categorias de produtos analisadas. Para a análise do trabalho da investigação foi utilizada uma amostra não probabilística por conveniência de 228 inquiridos, recolhida através de e-mail e das redes sociais. Os resultados do estudo levam a concluir que existem vários fatores que influenciam o intervalo de indiferença entre a escolha de uma marca de distribuidor e de fabricante, e que esses fatores variam entre as diferentes tipologias de produto. Quanto maior a diferença de qualidade percecionada, maior é o intervalo de indiferença. Os produtos hedónicos têm um intervalo de indiferença maior, comparativamente com os restantes produtos. O poder de compra é relevante na categoria de produtos mais dispendiosos, pois nesta os consumidores que mais auferem apresentam um intervalo de indiferença maior entre as diferentes tipologias de marcas.


Trabalho final de Mestrado