Aluno: Rita Maria Moura Vaz Lopes
Resumo
Para uma maior eficiência na gestão de transportes, torna-se indispensável atuar no domínio operacional de uma empresa, sendo o custo uma das vias de atuação. Esta exigência é cada vez mais indispensável, num mundo onde se exige “ter os produtos certos no momento e lugar certo”, sendo o transporte um dos elementos mais importantes da cadeia de abastecimento. Porém, a necessidade de otimizar os seus custos, deverá ser feita sem prejuízo da qualidade. Adicionalmente, torna-se ainda necessário tornar as operações logísticas mais sustentáveis, tendo em vista a responsabilidade ambiental e social.
Através da literatura existente, podemos encontrar inúmeros fatores que influenciam a escolha do modo de transporte, e dos quais destacamos alguns, nomeadamente: volume (quantidade), distância percorrida, circunstância, valor específico do produto, prazo de entrega, aspetos físicos da carga (fragilidade) e especificação da carga. Habitualmente a seleção do modo de transporte, leva em consideração apenas fatores relacionados com o custo, porém esta visão revela-se pouco abrangente, dado existirem outros fatores que deverão ser levados em consideração, e que se prendem por exemplo com a crescente importância do desenvolvimento sustentável no seio das organizações. Adicionalmente, é tido ainda na tomada de decisão, apenas o conhecimento tácito que os agentes-decisores possuem, o qual decorre da sua experiência pessoal o que manifestamente poderá resultar em escolhas menos eficientes, dada a ausência de um elemento de suporte a tomada de decisão que considere as várias alternativas possíveis existentes.
O presente trabalho pretende assim, atender a esta problemática, ao propor uma abordagem que selecione o melhor prestador de serviço de acordo com um conjunto critérios assentes nas três dimensões de sustentabilidade que devem ser observadas: económica, social e ambiental. Para tal, o modelo apresentado, será integrado com o método de suporte a tomada de decisão multicritério Analytical Hierarchical Process (AHP), e validado a partir da aplicação num caso de estudo, relacionado com uma empresa produtora de aços planos existentes no mercado.
Trabalho final de Mestrado