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Práticas de sustentabilidade na hotelaria de luxo - estudo de caso de um unidade hoteleira

Aluno: Vitor Manuel Alves Rosado Pereira


Resumo
O setor de serviços destaca-se por ser responsável pela maior parcela do PIB mundial e por criar empregos e riqueza que crescem a taxas mais altas do que noutros setores da economia. Nos últimos 25 anos, os serviços tornaram-se o motor principal da economia na Europa, representando cerca de 70% do PIB da Europa (Sanz-Lobera, Andrés-López, González-Requena, 2015). O setor do turismo atualmente é uma atividade económica estratégica para o desenvolvimento económico e social do país, designadamente para o emprego e para o crescimento das exportações. O turismo do futuro implica um destino sustentável, o que implica a adoção de práticas de sustentabilidade (Estratégia do Turismo ? 2027, liderar o Turismo do Futuro, setembro 2017). Os desafios abrangem a viabilidade económica, pois uma empresa necessita de ser lucrativa para ser sustentável e a Responsabilidade Social Corporativa quer a nível ambiental quer a nível social, em que os principais componentes são os colaboradores e a comunidade e a proteção ambiental, que tem como lógica reduzir, reutilizar, reciclar, reparar e recuperar.


Trabalho final de Mestrado