Search button

Gestão do conhecimento na empresa Siemens Portugal

Aluno: Andrea Da Fonseca Sequeira


Resumo
As empresas têm-se cada vez mais consciencializado da importância da gestão do conhecimento para conseguirem conquistar vantagem competitiva. No entanto, para conseguirem tirar efetivamente proveito desta, necessitam de saber como realmente funciona, como se caracteriza, que benefícios proporciona e que dificuldades cria, sendo capaz de distingui-la da gestão da informação. O tema desta investigação, que representa um importante domínio da Gestão e Estratégia Industrial, aborda a questão da gestão do conhecimento, de importância extrema no apoio à tomada de decisão, e do conhecimento em si, que é, hoje, o maior capital das empresas. Esta temática é particularmente relevante no contexto das empresas multinacionais, uma vez que são estas as que mais dificuldades têm em gerir o seu conhecimento organizacional. Assim, neste trabalho tentar-se-á descobrir de que forma uma subsidiária duma empresa multinacional tira proveito e, por outro lado, contribui para a criação e difusão do conhecimento no grupo. Analisando o caso particular da Siemens Portugal, estudar-se-á como é que esta utiliza os instrumentos de gestão da informação e do conhecimento nos seus processos internos de partilha de conhecimento e como são geridas as dificuldades que surgem nesses processos entre a Siemens Portugal e a empresa-mãe do grupo Siemens.


Trabalho final de Mestrado