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A Internacionalização das Empresas Portuguesas - Motivações e Desafios

Aluno: Sara Daniela InocÊncio Gilberto


Resumo
Atualmente assistimos a uma necessidade de resposta organizacional aos desafios e pressões do mercado a uma escala cada vez mais global, assim como uma dependência cada vez maior dos mercados externos. Como resultado, as organizações têm ao longo dos últimos anos atribuído uma importância crescente ao fenómeno da internacionalização ? e as empresas portuguesas não são exceção. Contudo, existe muitas vezes embutida uma mentalidade negativa levando a que, uma vez iniciado o processo de internacionalização, este não se desenvolva além das fases mais básicas e iniciais como a exportação, ou seja, priorizando as alternativas com menos risco e consequentemente proporcionando um reduzido conhecimento e experiência internacional. Tendo como base as conclusões de um trabalho realizado em 2010, pretendo com este estudo analisar os processos de internacionalização seguidos pelas empresas portuguesas e constatar se, de facto, é possível continuar a ter como válidas as conclusões obtidas até à data, percebendo se algo se alterou nos últimos anos. A presente dissertação é iniciada com uma revisão de literatura sobre o tema e, numa vertente prática, é apresentado um estudo empírico realizado através de questionários on-line a 25 empresas portuguesas, permitindo a recolha de informação e com o objetivo de dar resposta às perguntas de investigação apresentadas.


Trabalho final de Mestrado