Search button

A importância da Inovação Aberta nas Estratégias Empresarias - Estudo de Caso: OPEN - Portugal Telecom

Aluno: Nuno Miguel Martelo Robalo Lisboa


Resumo
Num contexto global marcado pelo jogo de forças competitivas e pela mudança, o conhecimento transformou-se no principal ativo estratégico das organizações. Porque não conseguem dominar todas as áreas do conhecimento e tão pouco dispõem de recursos ilimitados, as organizações são forçadas cada vez mais, a abrir-se à colaboração com outros atores da sua envolvente, numa lógica de partilha de sinergias e exploração de complementaridades que condicionam o seu potencial inovador. O modelo de Inovação Aberta tem sido promovido, nestes termos, como uma receita para o sucesso das organizações na atual sociedade do conhecimento. É fundamental que a Portugal Telecom compreenda em que situações a Inovação Aberta é a abordagem mais adequada para a criação de valor. Neste sentido, o Estudo de Caso desenvolvido procura explorar os esforços empreendidos pela organização no sentido de se abrir ao exterior e de procurar a colaboração com outros atores.


Trabalho final de Mestrado