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Alianças Estratégicas Internacionais no âmbito da I&D e Desenvolvimento de Novos Produtos na Indústria Portuguesa

Aluno: Maria InÊs Salvado Nabais


Resumo
Num contexto em que a globalização se apresenta como um fenómeno incontornável, esta pode ser encarada como ameaça à subsistência das empresas ou como oportunidade, por via do acesso a um crescente fluxo de conhecimento, investimento e a uma rede industrial que concentra muitas oportunidades de construir vantagens competitivas. No sentido de aproveitar esta oportunidade, muito trabalho foi desenvolvido por diversos autores, apresentando os métodos colaborativos como alianças estratégicas internacionais como oportunidades para as empresas a atuar num mercado global. Este estudo é desenvolvido com o objetivo de aproximar este conhecimento à realidade portuguesa, mais especificamente às oportunidades que se poderão encontrar no mercado por via da constituição de alianças estratégicas internacionais de exploration, para o desenvolvimento de inovação e novos produtos. Neste sentido, esta investigação através da utilização do método exploratório qualitativo de estudo de casos, focou o estudo de quatros alianças estratégicas internacionais de exploration desenvolvidas por várias empresas portuguesas. A evidência empírica mostra que a notoriedade associada às competências, experiência e reputação das empresas portuguesas são cruciais no estabelecimento da colaboração e incentivam a base de confiança em que esta é desenvolvida, sendo dada primazia à gestão informal no desenvolvimento da cooperação. Adicionalmente, realça que os principais resultados obtidos se concretizam em variáveis subjetivas como o conhecimento e experiência acumulada e o cumprimento de objetivos.


Trabalho final de Mestrado