Search button

ANÁLISE DO IMPACTO DA CERTIFICAÇÃO DA ISO 9001 NUMA EMPRESA DO SETOR LOGÍSTICO ? CASO DE ESTUDO DA ENTREPOSTO LOGÍSTICA

Aluno: Ana Filipa Lopes De Oliveira Pinto


Resumo
Com a crise socioeconómica existente em Portugal, verificou-se um crescente foco no core business por parte das empresas, entregando parte das suas atividades a parceiros que garantam a qualidade dos seus serviços ao mais baixo custo possível. A subcontratação das operações logísticas é então uma forte tendência, sendo requisitados aos operadores logísticos estruturas e processos eficientes, para que sejam capazes de responder aos desafios propostos pelos clientes. Existe também uma forte procura pela certificação da ISO 9001, que apresenta resultados ambíguos. O presente trabalho propõe-se a compreender se o impacto desta norma é positivo ou não para uma organização. Para tal, foi realizado um estudo de caso na Entreposto Logística, elaborado com recurso a entrevistas, efetuadas a cinco colaboradores e ao Diretor de Operações, e a análise documental, procurando averiguar as motivações que levaram a empresa à certificação e respetivos resultados, tanto financeiros como operacionais. Primeiramente quanto às motivações, foi percebido que a Entreposto Logística procurou a certificação por razões de cariz interno. Quanto aos resultados após a certificação, os resultados financeiros não foram positivos, no entanto a nível operacional existiu uma melhoria substancial nos processos, e consequentemente na relação com o cliente. Após triangular toda a informação obtida pode concluir-se que a certificação foi vantajosa para a Entreposto Logística.


Trabalho final de Mestrado