Aluno: Ana Rita Miguel Costa
Resumo
Iniciativas inovadoras e os principais determinantes que estão na origem do seu desenvolvimento têm sido amplamente explorados em subsidiárias de empresas multinacionais. A forma como tais iniciativas se repercutem nas unidades geograficamente dispersas e nas empresas multinacionais em que se inserem tem sido objeto de análise, revelando um impacto positivo na competitividade global das empresas.
À luz destes desenvolvimentos, e devido a esta abordagem se encontrar ainda pouco explorada, procuramos analisar as condições de ocorrência de iniciativas inovadoras em diferentes modos de operação internacional, mais concretamente em franchising e em joint-venture, a fim de verificar os contrastes e semelhanças existentes no seu contexto inovador. Para tal, recorremos a dois estudos de caso centrados em duas empresas do setor do retalho: uma unidade franchisada e uma joint-venture.
Apesar de termos identificado a ocorrência do mesmo tipo de iniciativas em ambos os casos, concluímos que existem divergências entre os modelos em termos de propensão para inovar, devido essencialmente a determinantes como o grau de autonomia das unidades geograficamente dispersas e as características empreendedoras dos gestores de topo. Por conseguinte, os nossos resultados indicam que a unidade franchisada é mais conducente ao desenvolvimento de iniciativas inovadoras.
Trabalho final de Mestrado