Aluno: Rui Pedro Rodrigues Espada GonÇalves
Resumo
Atualmente as organizações sobrevivem consoante a sua competência e eficácia na gestão dos grupos de que dependem. A dependência advém da necessidade de obter recursos que não podem ser gerados internamente, e que são controlados pelos grupos de interesse. Estes grupos de interesse são os stakeholders de uma organização. A análise de stakeholders é hoje em dia um processo que não deve ser ignorado, uma vez que contribui para potenciar a criação de valor através da gestão estratégica.
A teoria do stakeholder é um assunto bem estudado no que toca ao setor privado, contudo no setor público foi ainda pouco explorado. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivos a identificação dos stakeholders de uma instituição do ensino superior público, a sua priorização à luz do seu poder e interesse na instituição, a identificação da sua importância individual e como ?sistema informal?, a identificação da sua importância relativa, atual e potencial, e a forma como estes influenciam a governança da escola. O trabalho de investigação foi desenvolvido com referência ao Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade de Lisboa. A metodologia utilizada foi a de estudo de caso e a recolha de dados foi de caráter qualitativo, tendo sido feita através de entrevistas semi-estruturadas.
Os resultados da investigação possibilitaram identificar 44 stakeholders da instituição e priorizá-los segundo a matriz poder/interesse. Foram também identificados vários fatores justificativos da importância individual e relativa de cada stakeholder para a escola e os mecanismos pelos quais influenciam a governança da mesma.
Trabalho final de Mestrado