Aluno: Sofia Pereira Branco Mendes FerrÃo
Resumo
A sustentabilidade tem vindo a ganhar, no mundo atual, cada vez mais relevância. Ainda que muitas vezes seja reduzida à vertente ambiental, a sustentabilidade deve ser encarada também nas vertentes social e económica. Nas organizações, esta temática tem cada vez mais um papel fulcral, seja nos ganhos de eficiência ou nos efeitos na reputação da organização.
A Supply Chain é uma parte fundamental das organizações para a aplicação de práticas sustentáveis, uma vez que as mesmas têm repercussões e efeitos relevantes em todas as atividades das empresas. Os efeitos e repercussões são sentidos por todas as partes interessadas das organizações - os stakeholders. Estes têm expectativas em relação às organizações e, consequentemente, vão exercer a sua influência junto das mesmas.
A preocupação com a sustentabilidade por parte dos stakeholders e a sua intervenção em assuntos de gestão da Supply Chain tem sido discutida por vários autores. Os stakeholders podem exercer pressões junto das organizações para a aplicação de práticas sustentáveis na gestão da Supply Chain.
O objetivo deste estudo é efetuar uma análise da literatura já existente, através da metodologia de análise de conteúdos, e entender se a gestão sustentável da Supply Chain é importante para os stakeholders de uma empresa.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Supply Chain; Gestão Sustentável da Supply Chain; Stakeholders.
Trabalho final de Mestrado