Search button

Uma nova orientação estratégica para a gestão da qualidade ? a empresa Global Score

Aluno: Tiago Rodrigues Alves Da Nobrega Ferreira


Resumo
O presente trabalho pretende explorar o desenvolvimento e orientação de um sistema de gestão de qualidade com base no referencial normativo (ISO 9004:2009) numa empresa contextualizada. Numa primeira parte, é introduzido o conceito de Qualidade nas suas várias vertentes e abordagens. Numa segunda parte, apresenta-se a vertente prática do trabalho realizado, sendo feita uma análise de processos de melhoria na empresa Global Score segundo a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act). Esta metodologia é aplicada de forma consistente com base nas cláusulas da norma ISO 9004:2009 e onde é feita uma abordagem a todos os processos, definindo objectivos concretos para a melhoria dos mesmos bem como a para a melhoria do sistema de gestão e estruturas organizacionais. Em suma pretende-se, trata-se de uma aplicação prática da implementação de um SGQ adaptada à Global Score que visa a identificação de vantagens e de possíveis melhorias ao sistema de gestão atual e as consequências para a sustentabilidade do negócio.


Trabalho final de Mestrado