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E-COMMERCE: ESTUDO DOS FATORES COM PESO NA ADESÃO À COMPRA ONLINE

Aluno: Maria Alexandre Antunes Almeida Da Silva


Resumo
A evolução do mercado, do estilo de vida dos consumidores e das tecnologias disponíveis tem vindo a causar impacto e a impor alterações junto dos retalhistas, para que se mantenham competitivos. A utilização de diferentes canais de distribuição pelas empresas é uma das recomendações para se obter sucesso e melhores resultados. O e-commerce surgiu como forma de chegar mais fácil e rapidamente aos consumidores, eliminando diversas barreiras não só a nível nacional como internacional. A relação entre consumidores e retalhistas está diferente, no entanto não é ainda, muitas vezes, linear aquilo que os consumidores valorizam ou a forma como se comportam na adesão a tendências como o e-commerce. No presente trabalho são analisados os principais fatores que parecem ter peso na adesão ao e-commerce na população portuguesa, representada por uma amostra por conveniência. Comprovou-se a evidência de preferência da compra online de search goods, em detrimento dos experience goods. Quanto à análise da perceção da amostra perante os fatores com peso na adesão à compra online, sendo eles ?Perceção de Risco face ao sistema?, ?Tipo de Produto?, ?Conveniência?, ?Preço/Custo?, ?Familiaridade com as Tecnologias? e ?Importância da Marca?, e das diferenças sociodemográficas existentes nesta perceção, concluiu-se que apenas na perceção de risco as diferenças observadas são estatisticamente significativas. Foram ainda estudados os fatores ?Tempo de Entrega? e ?Tipo de Compra?, numa perspetiva qualitativa.


Trabalho final de Mestrado