Search button

Servitização como estratégia de competitividade para as empresas portuguesas

Aluno: Beatriz Dos Santos De Carvalho


Resumo
Cada vez mais as ofertas de serviços por parte de empresas de manufatura têm vindo a ser notadas. Esta dissertação tem como objetivo geral entender como é que as empresas nacionais de manufatura identificaram o modelo de Sertivização e como é que este as tem beneficiado em termos de competitividade no mercado face às restantes. Para tal, foi realizado um caso de estudo múltiplo de caráter exploratório com duas empresas de setores diferentes, tendo como recolha de informação entrevistas semiestruturadas a colaboradores de ambas as empresas e, também, a informação disponibilizada no site de cada uma delas. Neste estudo foi possível concluir que as duas empresas se encontram num grau de desenvolvimento do modelo de Servitização diferente, tendo iniciado este processo em momentos no tempo bastante distintos. Em termos de implementação deste Modelo e de desafios a enfrentar, nenhuma das empresas desenvolveu uma unidade organizacional específica para a componente de serviços, nem sentiu grandes dificuldades à implementação, respetivamente. Por fim, em termos de relacionamento com os clientes, ambas as empresas acreditam que esta integração as beneficiou em termos de uma melhor visão para o cliente, como empresas de melhor qualidade e notoriedade. (Português) The implementation of services by manufacturing companies has increasingly been getting noticed. The goal of this dissertation is to understand how the national manufacturing companies identified the model of Servitization and how those companies have benefited in terms of competitiveness in the market. For that end, we elaborated a multiple case study with exploratory character and with two companies from different sectors, where semi-structured interviews with employees of both companies, as well as the information available on the website of each of them, served as a collection of information. With this paper it was possible to conclude that the two companies are at a different level of the Servitization model, as each company initiated its process at a different point in time. In terms of implementation of the Model and challenges ahead, both companies did not develop a specific organizational unit for their services component, neither faced significant adversities, respectively. Finally, in terms of customer relationships, both companies believe that this integration has benefited them in terms of a clear view for the customer, as companies with better quality and reputation. (Inglês)


Trabalho final de Mestrado