Aluno: Guilherme Mendes Da Silva
Resumo
Uma boa gestão de stocks tem um papel determinante para as operações de qualquer negócio de forma a otimizar os custos associados.
Neste trabalho é estudada e aplicada a gestão otimizada de stocks na empresa XPTO com o propósito de se manter a qualidade do serviço a um menor custo. Para isso, quantificou-se os custos totais sem otimização de stocks associados à gestão de stocks da empresa e os custos totais com otimização de stocks resultantes da aplicação do modelo da Quantidade Económica de Encomenda e do método de reaprovisionamento re-order point e posteriormente confrontou-se os mesmos de maneira a se perceber o impacte do modelo académico de gestão de stocks.
Com este propósito, em primeiro lugar, identificou-se quais os artigos que justificam uma otimização do seu processo de gestão a partir de uma análise ABC, isto é, quais os artigos que representam o maior valor financeiro para a empresa e, assim, que com uma gestão mais otimizada refletem uma maior poupança anual.
Posteriormente, com os resultados obtidos pela aplicação do modelo QEE, ficou demonstrado que seria possível diminuir os custos totais anuais em 9,19%, relativamente aos custos incorridos pela empresa no mesmo espaço temporal.
Trabalho final de Mestrado