Aluno: GonÇalo Diogo Antunes Jardim
Resumo
As empresas plataforma tomaram conta da nossa rotina diária impactando a vida de todos nós. O acesso à internet, bem como a globalização, são dois fatores preponderantes para o célere desenvolvimento destas empresas, possibilitando a sua propagação internacional de forma mais rápida que outros modelos de negócio e facilitando o desencadeamento das ligações entre utilizadores.
Não obstante, os processos de internacionalização não são imediatos, sendo necessário compreender as características da plataforma e os seus efeitos de rede de modo a delinear estratégias para alcançar um número superior de utilizadores em cada lado da plataforma internacionalmente. Existem inerentemente, barreiras à entrada nos mercados internacionais perspetivados como as liabilities of foreigness e outsidership pelo que as empresas terão de construir novas redes de relacionamento como forma de acesso a novos utilizadores para desenvolver ecossistemas locais.
O presente estudo foi concebido com base numa metodologia qualitativa, usando estudos de caso de três empresas plataforma portuguesas com a finalidade de aprofundar as estratégias de internacionalização das empresas para lidar com o problema do ovo e da galinha. Simultaneamente procurou-se compreender de que modo as vantagens específicas das empresas possibilitaram facilitar a sua entrada nos mercados estrangeiros.
De modo a conseguir uma massa de utilizadores no seu primeiro mercado, as empresas optaram por diferentes estratégias. As estratégias passaram por estabelecer uma rede de oferta local para depois abrir a plataforma a outros utilizadores, alterar o modelo de negócio ao abrir as portas a novos utilizadores ou até por atrair utilizadores-chave para absorver as suas redes de ligações. Em todos os casos abordados, as empresas estabeleceram parcerias tanto no país de origem como internacionalmente de modo a expandir a sua rede e complementar as estratégias para ultrapassar o problema do ovo e da galinha. Ao longo do processo de internacionalização, as empresas podem seguir a mesma estratégia local ou optar novas estratégias sendo que a maioria dos casos de estudo o método de operar foi o mesmo.
Trabalho final de Mestrado