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Inovar a tradição: Estudo de casos

Aluno: JÉssica AraÚjo Ribeiro


Resumo
Esta dissertação visa entender um paradoxo muito recente na nossa economia, nomeadamente a tensão existente entre tradição e inovação. Com base num vasto conjunto de referências bibliográficas serão estudadas temáticas como: modelos de negócio, produtos tradicionais, inovação e a sua tipologia e ainda a inovação da inovação da tradição como gestão do paradoxo. Ao longo do estudo serão aprofundados diversos conceitos relacionados com produtos tradicionais, com os vários tipos de inovação e com as suas subcategorias, assim como a forma como estes produtos podem e têm sido inovados ao longo da sua vida. Estes representam produtos com história, passados de geração em geração, que muitas vezes necessitam da inovação para sobreviveram no mercado e provocam reações nos consumidores. Inovar a tradição é considerado um paradoxo, uma contradição entre dois conceitos presentes na nossa economia e com possíveis formas de resposta. De forma a explorar mais aprofundadamente a relação entre tradição e inovação, serão abordados dois casos de estudo contrastantes, com modelos de negócio distintos, nomeadamente A Vida Portuguesa e O Valor do Tempo, a fim de perceber como cada um deles responde ao paradoxo descrito. Estas empresas geram vantagens competitivas e criam valor através da inovação da tradição, tendo desenvolvido estratégias idiossincráticas para abordar o paradoxo.


Trabalho final de Mestrado