Aluno: Carlota Fernandes Farinha Dos Santos
Resumo
Esta investigação foca-se em explorar os antecedentes das intenções da gestão de topo, em implementar ou desenvolver modelos de logística inversa, contribuindo para uma economia circular.
A economia circular é um conceito emergente e relevante na medida em que atua como alternativa ao modelo dominante de produção e consumo, conhecido como economia linear, e que segue o fluxo "extrair, fabricar, utilizar e deitar fora". Considerada conducente a uma atividade mais sustentável por parte das empresas industriais, a implementação de processos de logística inversa, é considerada especialmente útil para gerir resíduos sólidos e reduzir a poluição de resíduos. A logística inversa tem vindo, gradualmente, a ganhar importância para as empresas produtoras através da sensibilização ambiental, da competitividade e dos regulamentos ambientais. No entanto, pouco se sabe sobre as intenções de implementação destes processos na indústria transformadora portuguesa e quais os seus principais antecedentes.
Através da Teoria do Comportamento Planeado e de um modelo de equações estruturais (SEM-PLS) foram avaliados os determinantes das intenções de 177 empresas da indústria transformadora portuguesa. Os resultados indicam que as atitudes e o controlo comportamental percebido dos gestores de topo, influenciam positivamente as intenções desses gestores de topo, no entanto, as normas subjetivas revelaram não ser antecedentes significativos, neste contexto. No presente estudo procurou-se ainda estender a Teoria do Comportamento Planeado, explorando potenciais barreiras e facilitadores das intenções dos seus antecedentes cognitivos. Os resultados são indicativos da relevância de algumas dessas barreiras e facilitadores para as intenções de adoção de logística inversa. Dada a relevância desta temática e as baixas intenções dos gestores de topo em adotar logística inversa, com base nos resultados aqui encontrados, foram sugeridas algumas medidas que podem criar condições mais favoráveis aos gestores da indústria transformadora nacional a implementarem processos compatíveis com uma economia mais circular.
Trabalho final de Mestrado