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Análise Económica da Adoção de Navios Autónomos no Setor Offshore Oil & Gas: Uma Perspetiva de Futuro

Aluno: AndrÉ Filipe GonÇalves Fuertes


Resumo
A introdução de navios autónomos capazes de navegar independentemente sem tripulação a bordo parece ser uma realidade próxima na indústria marítima. A aposta neste tipo de tecnologia promete benefícios económicos pela redução de custos com tripulações, operações mais seguras, melhores eficiências energéticas e melhorias ao nível da construção naval. Neste trabalho, partiu-se de um navio PSV convencional de grau um na escala de Autonomia IMO que existe fisicamente e opera no sector Offshore Oil & Gas, com tripulação a bordo. Fazendo uma análise económica se o mesmo fosse um navio autónomo de grau três na mesma escala IMO sem qualquer tripulação a bordo, e nas mesmas condições de operação. O estudo segue a metodologia do projeto MUNIN, que fez uma análise análoga para um navio graneleiro. O que o presente estudo traz de inovador, é não só focar a analise no sector Offshore Oil & Gas, mas sobretudo utilizar valores reais de custos operacionais, de viagem e de capital de um navio que existe fisicamente em lugar de modelos teóricos de navios. A análise centra-se sobretudo no apuramento dos custos do navio nas duas condições, enquanto navio convencional, e na sua condição de autónomo. No que concerne às receitas, o navio opera a uma taxa de frete diária fixa contratada, que se considerou que depende dos mercados de brokerage e por essa razão a analise é centrada nos custos. As conclusões demonstram que o navio autónomo permite vantagens nas três dimensões de custos analisadas comparativamente ao navio convencional.


Trabalho final de Mestrado