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Dualidade Financeira e Social das Empresas Sociais

Aluno: Juliana Dias Carvalho


Resumo
No final do século passado, o fenómeno designado empreendedorismo social começou a ganhar importância no mundo académico e no mundo empresarial. Apesar de ser um tema que está na ?moda?, a literatura existente contempla algumas lacunas. Com este estudo pretende-se compreender quais os fatores mais importantes para a sustentabilidade financeira e social das empresas sociais, ou seja, como é que conseguem gerir a dualidade de criar impacto social e financeiro. Após uma comparação entre a literatura e os resultados obtidos no estudo de quatro casos reais portugueses, foi possível elaborar cinco proposições: (1) as empresas sociais têm dificuldade em obter investimento na fase de arranque, o que implica que o investimento será na sua maioria feito pelo empreendedor social ou pela sua base pessoal de relações; (2) as empresas sociais devem procurar equilíbrio entre o objetivo social e o financeiro. Sendo que o objetivo social só é possível ser atingido quando a empresa tem objetivos financeiros; (3) tal como acontece em empresas tradicionais, a inovação é um fator de diferenciação e de sucesso nas empresas sociais; (4) o empreendedor social com algum tipo de experiência passada em empreendedorismo, é mais recetivo à necessidade financeira da empresa; (5) os fatores mais importantes para o sucesso das empresas sociais são: aceitação do conceito por parte do público, clientes conscientes da atividade da organização, perfil empreendedor do fundador, práticas de planeamento, investimento em inovação, membros da organização motivados, troca de conhecimentos entre os membros da organização e socialização entre os membros da organização.


Trabalho final de Mestrado