Search button

Será que o modelo de negócio é o mais adequado - Estudo de caso Made By

Aluno: Catarina Teixeira Oliveira


Resumo
Os modelos de negocio estao presentes nas trocas e no comportamento economico desde os tempos pre classicos. Contudo, apenas recentemente ganharam destaque enquanto conceito e potencial fonte de vantagem competitiva para as empresas. Dado o interesse recente no tema, a literatura sobre o mesmo e caraterizada por uma falta de clareza e sintonia relativamente ao seu significado, importancia e amplitude, nao havendo concordancia entre os autores. No entanto, e transversal a ideia de que um bom modelo de negocio permite nao so criar mais valor para os consumidores, como tambem permite que as empresas recolham grandes proveitos desse valor criado. A globalizacao, a consequente abertura dos mercados e livre circulacao de bens e pessoas, a ascensao da internet e a alteracao nas cadeias de valor globais vieram revolucionar as industrias e os modelos de negocio das mesmas. A industria da moda nao foi excecao. Com a internet, o mais rapido acesso a informacao, o acesso global a marcas, produtos e tendencias, novas formas de comercializar produtos surgiram, e uma industria caraterizada por ter modelos de negocio predominantemente tradicionalistas, foi revolucionada. Relativamente ao estudo de caso, foi utilizado o modelo dos nove blocos, Business Model Canvas, da autoria de Osterwalder, de forma a simular um modelo que levasse em conta os fenomenos anteriormente descritos. Posteriormente, cada bloco foi testado e validado, e de acordo com os resultados, procedeu-se a uma reformulacao do modelo inicialmente desenhado, de forma a maximizar a criacao de valor para os consumidores e a viabilidade do projeto.


Trabalho final de Mestrado