Search button

O PAPEL DA DIMENSÃO RELACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN

Aluno: ClÁudia Alexandra Tavares Carreira


Resumo
O conceito de Filosofia Lean tem como base um conjunto de ferramentas e metodologias, cujo objetivo principal é a redução de todo o tipo de desperdícios. No entanto, embora o foco inicial do Lean seja a eficiência interna, para que uma empresa implemente com sucesso metodologias Lean e beneficie delas, é crucial mobilizar os fornecedores. Apoiado num estudo de caso de uma empresa multinacional do setor automóvel e de um dos seus principais fornecedores, o presente estudo tem como objetivo compreender qual a relevância da dimensão relacional na implementação da Filosofia Lean e como é que, neste contexto, as alterações no relacionamento entre as duas empresas afetam outros relacionamentos. Foi possível concluir que, por um lado, o envolvimento dos fornecedores é crucial a fim de explorar o potencial associado à Filosofia Lean e que, por outro lado, no contexto de implementação desta filosofia, há uma manifestação clara de fenómenos de rede. Foi ainda possível retirar conclusões adicionais. Além das iniciativas Lean de melhoria da eficiência, a realização de projetos inter-organizacionais de desenvolvimento de novas ofertas parece contribuir para manter a atratividade e, nessa medida, a capacidade de mobilização da empresa cliente junto dos fornecedores. Finalmente, um certo grau de homogeneidade na carteira de relacionamentos com clientes contribui para a melhoria da eficiência, ao permitir a exploração de similaridades de requisitos entre os clientes.


Trabalho final de Mestrado