Aluno: ClÁudia Alexandra Tavares Carreira
Resumo
O conceito de Filosofia Lean tem como base um conjunto de ferramentas e metodologias,
cujo objetivo principal é a redução de todo o tipo de desperdícios. No entanto, embora o
foco inicial do Lean seja a eficiência interna, para que uma empresa implemente com
sucesso metodologias Lean e beneficie delas, é crucial mobilizar os fornecedores. Apoiado
num estudo de caso de uma empresa multinacional do setor automóvel e de um dos seus
principais fornecedores, o presente estudo tem como objetivo compreender qual a
relevância da dimensão relacional na implementação da Filosofia Lean e como é que, neste
contexto, as alterações no relacionamento entre as duas empresas afetam outros
relacionamentos.
Foi possível concluir que, por um lado, o envolvimento dos fornecedores é crucial a fim de
explorar o potencial associado à Filosofia Lean e que, por outro lado, no contexto de
implementação desta filosofia, há uma manifestação clara de fenómenos de rede. Foi ainda
possível retirar conclusões adicionais. Além das iniciativas Lean de melhoria da eficiência,
a realização de projetos inter-organizacionais de desenvolvimento de novas ofertas parece
contribuir para manter a atratividade e, nessa medida, a capacidade de mobilização da
empresa cliente junto dos fornecedores. Finalmente, um certo grau de homogeneidade na
carteira de relacionamentos com clientes contribui para a melhoria da eficiência, ao
permitir a exploração de similaridades de requisitos entre os clientes.
Trabalho final de Mestrado