Aluno: Patricia Alexandra Mirotshnik Cruz
Resumo
O presente trabalho analisa o impacto da Ética Ambiental Corporativa para a adoção de Práticas Sustentáveis (ambientais e sociais) e verifica o impacto que estas práticas têm na Performance Sustentável ao nível do Triple Bottom Line (nas dimensões económica, ambiental e social). É utilizado um questionário online enviado a empresas da manufatura portuguesa com mais de 50 colaboradores. O modelo conceptual foi testado utilizando modelos de equações estruturais, em particular, o PLS (Partial Least Squares). Os resultados obtidos indicam que a Ética Ambiental Corporativa tem impacto em todas as práticas, quer sejam sociais ou ambientais. A adoção de Sistemas de Informação Verdes mostrou ter impacto positivo nas Compras Sustentáveis, no Retorno do Investimento ao longo do ciclo de vida do produto e no Eco-Design. Estas três práticas têm impacto positivo na Performance Ambiental e apenas o Retorno do Investimento ao longo do ciclo de vida do produto tem impacto positivo na Performance Económica. No que diz respeito às práticas sociais, verificou-se que apenas as avançadas contribuem de forma positiva para a Performance Social.
Trabalho final de Mestrado