Search button

A estratégia de Integração Vertical como meio de obtenção de Vantagens Competitivas - Estudo de Caso: Orivárzea, SA.

Aluno: Andreia GonÇalves Maricato


Resumo
Esta dissertação procura definir, através de uma análise à estratégia da empresa, as determinantes, vantagens, desvantagens e riscos da implementação de uma estratégia de integração vertical na cadeia de valor. É então abordado e aprofundado o conceito de integração vertical e por fim analisado o caso de uma empresa que usa esta estratégia na sua cadeia de valor ? a Orivárzea, SA. No sector agrícola, a maioria dos consumidores finais não estão dispostos a despender muito para a obtenção de um produto alimentar básico e como tal as empresas tendem a baixar os seus preços finais de modo a oferecerem aos seus consumidores um produto básico de baixo preço. Esta dissertação mostra que, no caso da Orivárzea, a empresa não tem necessariamente de oferecer produtos a preços inferiores para se posicionar como líder de mercado. Determina-se que a implementação de uma estratégia de integração vertical acarreta maiores custos para a empresa, no entanto proporciona vantagens competitivas como a maior qualidade do produto fazendo com que esta tenha uma posição de diferenciação face aos seus concorrentes e obtenha daí uma elevada quota de mercado.


Trabalho final de Mestrado