Aluno: Andreia GonÇalves Maricato
Resumo
Esta dissertação procura definir, através de uma análise à estratégia da empresa, as determinantes, vantagens, desvantagens e riscos da implementação de uma estratégia de integração vertical na cadeia de valor. É então abordado e aprofundado o conceito de integração vertical e por fim analisado o caso de uma empresa que usa esta estratégia na sua cadeia de valor ? a Orivárzea, SA.
No sector agrícola, a maioria dos consumidores finais não estão dispostos a despender muito para a obtenção de um produto alimentar básico e como tal as empresas tendem a baixar os seus preços finais de modo a oferecerem aos seus consumidores um produto básico de baixo preço.
Esta dissertação mostra que, no caso da Orivárzea, a empresa não tem necessariamente de oferecer produtos a preços inferiores para se posicionar como líder de mercado. Determina-se que a implementação de uma estratégia de integração vertical acarreta maiores custos para a empresa, no entanto proporciona vantagens competitivas como a maior qualidade do produto fazendo com que esta tenha uma posição de diferenciação face aos seus concorrentes e obtenha daí uma elevada quota de mercado.
Trabalho final de Mestrado