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A Qualidade do Serviço e a Satisfação do Cliente: Uma Proposta de Plataforma de Interação

Aluno: Pedro Miguel Antunes GonÇalves


Resumo
Melhorar o processo de venda de um produto abrange necessariamente os serviços de pós-venda de reclamações e reparações ao abrigo da garantia. Com o objetivo de atingir essa satisfação do cliente e reter os clientes habituais, os fabricantes e retalhistas melhoram constantemente os seus produtos e a qualidade dos serviços pós-venda. Apesar de existirem inúmeros artigos sobre a qualidade de serviço e satisfação do cliente, nenhum se focou na análise de como seria possível apresentar uma solução para melhorar a qualidade dos serviços pós-venda de reclamação/reparação e aumentar a satisfação do cliente. Este estudo fornece uma breve revisão da extensa literatura sobre qualidade de serviço, satisfação do cliente e garantias. Através da utilização do modelo SERVQUAL, é realizada uma análise das expetativas e perceções das cinco dimensões da qualidade do serviço. Os resultados obtidos, indicam quais as perceções com maior relevância para analisar a satisfação dos clientes e o afastamento entre as expetativas e perceções sobre a qualidade do serviço. No final deste estudo, é apresentada uma proposta de solução que visa a melhoria da qualidade dos serviços pós-venda de reclamação/reparação e a satisfação do cliente.


Trabalho final de Mestrado