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Continuidade de utilização de Apps de Food Delivery: Uma abordagem integrada do “Health belief model” e "Technology Readiness and Acceptance Model "

Aluno: Maria SimÃo Rodrigues


Resumo
A pandemia obrigou quer as organizações quer os consumidores a muitas adaptações no quotidiano. Porém, e muito graças aos avanços tecnológicos a que se tem assistido nos últimos anos, algumas ferramentas que outrora já existiam e que nos proporcionavam cada vez mais meios para enfrentar as diversas circunstâncias passaram a ser muito mais utilizadas. Entre estas ferramentas, estão as aplicações móveis para entrega de comida ao domicílio cuja utilização cresceu exponencialmente. O presente trabalho tem como objetivo estudar os fatores que afetam a intenção de continuidade da utilização de Apps de Food Delivery. O modelo conceptual proposto combinou dois modelos teóricos, o HBM (Health Belief Model) e o modelo TRAM (Technology Readiness and Acceptance Model). Para testar o modelo conceptual, foram utilizadas 288 respostas de utilizadores de Apps de Food Delivery obtidas através de um questionário online. Os resultados obtidos permitem concluir que a perceção de ameaça à doença influencia positivamente a perceção de utilidade destas aplicações por parte dos utilizadores. Por sua vez, a perceção de utilidade tem ainda um efeito positivo na intenção de continuidade. Ao contrário do esperado, o efeito da facilidade de utilização na intenção de continuidade não se revelou significativo. A satisfação dos utilizadores afeta positivamente a intenção de continuidade.


Trabalho final de Mestrado