Aluno: JosÉ Pedro Fernandes Morais Bento
Resumo
A gestão de desempenho é um tema bastante importante e que, cada vez mais, está presente no seio das empresas enquanto requisito obrigatório para definição e elaboração dos planos estratégicos de negócio. Num contexto de crise, onde as necessidades dos consumidores e clientes se alteram, é importante definir medidas que permitam avaliar corretamente o desempenho, e recolher a perceção dos clientes relativamente ao desempenho da empresa, para poder agir rapidamente para atingir os objetivos de negócio.
No presente estudo, através da análise numa organização do sector das bebidas, em específico no canal Horeca, analisa-se a importância de determinados fatores ou medidas de desempenho, apontados pela literatura e enunciados por Slack et al (2010), e
também a variação do desempenho da empresa em contexto de crise, comparando os anos de 2009 e 2014.
Para fazer essa análise, cuja amostra foi constituída por 421 inquiridos, procedeu-se à elaboração de questionários realizados presencialmente através de administração indireta e contando com a rede de comerciais da organização em estudo.
Os resultados demonstraram que, dos fatores de desempenho analisados, como a Qualidade, o Preço/Custo, a Flexibilidade, a Confiabilidade e a Rapidez, a ?Qualidade? e o ?Preço/Custo? assumem-se como os mais importantes para o sucesso do negócio do canal Horeca. Já o desempenho da empresa conseguiu manter-se em
padrões elevados de satisfação, mesmo tendo em conta o contexto de crise.
Trabalho final de Mestrado