Search button

Avaliação do Desempenho dos Fornecedores: Um estudo de Caso

Aluno: Maximilian Michael Christl


Resumo
Este estudo procura analisar a relevância de perspectivas múltiplas de uma empresa cliente na avaliação dos fornecedores, como também a importância da confiança, compromisso e resolução de conflitos entre uma empresa cliente e seus fornecedores. O ponto de partida da análise foi o incumprimento de especificações funcionais da parte dos fornecedores. A estratégia de pesquisa adoptada baseou-se em um estudo de caso singular de natureza explanatória, envolvendo uma empresa construtora de automóveis situada na Europa e alguns dos seus fornecedores. Por evidências empíricas demonstrou-se que o incumprimento de especificações funcionais dos fornecedores pode reflectir uma visão fragmentada de objectivos no processo de criação de produto da empresa cliente, como também a avaliação distribuída destes fornecedores. Constatou-se que alguns departamentos funcionais da empresa cliente têm maior disposição em colaborar com os fornecedores do que outros, principalmente os que estão envolvidos nos processos de produção em série. As experiências destes departamentos são cruciais no processo de avaliação e selecção de fornecedores.


Trabalho final de Mestrado