Aluno: JoÃo Paulo Matias Guisado
Resumo
Com esta dissertação desenvolvemos uma melhor compreensão acerca de um fenómeno relativamente novo, conhecido como crowdfunding. Começamos por examinar o seu desenvolvimento, nomeadamente como se tornou uma mistura entre os métodos de financiamento tradicionais e o crowdsourcing. Por vezes o crowdfunding assemelha-se mais a projetos de foco financeiro, rivalizando o papel de bancos, business angels, capital de risco, etc., outras vezes foca-se mais no desenvolvimento e na pré-venda de novos produtos. Esta última tipologia é conhecida como crowdfunding baseado em recompensas, no qual este estudo se concentra. Um criador apresenta um produto ou ideia em desenvolvimento ao público em geral (a crowd ou multidão). Posteriormente, qualquer indivíduo pode apoiar o projeto doando dinheiro ao criador em troca de uma recompensa futura, normalmente o próprio produto. O que pretendemos com este estudo é compreender melhor a dinâmica deste ambiente complexo, examinando quais as variáveis que contribuem para o grau de sucesso das campanhas em geral, mas também se a dimensão do projeto muda a sua dinâmica e as variáveis que contribuem para seu sucesso. Com base na literatura existente, construímos quatro modelos de regressão linear para testar as nossas hipóteses, utilizando dados retirados de campanhas no Kickstarter.com, sendo a nossa variável dependente o grau de sucesso de um projeto de crowdfunding. Os nossos resultados sugerem que a dimensão dos projetos afeta a sua dinâmica e os fatores contributivos para o seu grau de sucesso. Variáveis relacionadas com os apoiantes das campanhas são quase sempre significativas, mas a contribuição do número de apoiantes que apoiam o projeto no primeiro dia da campanha muda de negativa para positiva, dependendo da dimensão do projeto. Variáveis relacionadas com a estrutura, comunicação, criador e popularidade são também sensíveis às dimensões do projeto, especialmente quanto à sua significância estatística. Com este estudo contribuímos assim para uma melhor compreensão do crowdfunding, com implicações teóricas e de gestão, deixando sugestões para investigação futura sobre o tema.
Trabalho final de Mestrado