Aluno: Marta Catarina Tenera Fernandes
Resumo
O processo de desenvolvimento de novos produtos é complexo, e exige recursos e competências que, frequentemente as organizações não dispõem. Deste modo, as organizações desenvolvem redes colaborativas, que fomentam essa partilha. No entanto, e tal como em todos os projetos, é necessário alocar recursos, definir a cronologia, o orçamento e também, analisar os riscos a que a organização e o projeto, estão expostos.
A análise e gestão de risco, recorre de um modo geral a métodos tradicionais, os quais, e na sua maioria, não é tido em conta a subjetividade inerente a perceção do gestor responsável na análise, bem como a influência do projeto e as suas componentes nos diferentes domínios da organização.
Recorrendo à metodologia de estudo de caso, pretende-se desenvolver uma metodologia de risco, que incorpore os aspetos acima descritos, associada ao desenvolvimento de novos produtos em Inovação Aberta, e no contexto de uma Virtual Enterprise. A abordagem desenvolvida, será suportada em métodos de inteligência artificial (Lógica Fuzzy), e a sua robustez será analisada através da sua aplicação a uma rede colaborativa, criada com o propósito de desenvolver um veículo elétrico Plug-in.
A partir do modelo desenvolvido, procura-se identificar e avaliar os níveis de risco envolvidos no processo de desenvolvimento de novos produtos, com o intuito de reduzir a incerteza e a ambiguidade inerente à análise de risco, por parte de um gestor bem como, estudar a influência do risco associado a cada componente, sobre o desenvolvimento do produto, e em particular sobre cada domínio da organização.
Trabalho final de Mestrado