Search button

Lean Thinking na perspetiva dos colaboradores - Aplicação ao atendimento permanente de um hospital português

Aluno: Marisa De Oliveira Monteiro


Resumo
O lean thinking na perspetiva dos colaboradores é um tema para o qual existe ainda uma escassez de resultados medidos e reportados regularmente. De forma a contrariar esta tendência, este estudo analisa um projeto implementado no Atendimento Permanente do Hospital CUF Descobertas, que envolveu ferramentas e práticas lean, nomeadamente o fast track. Para tal, utiliza-se como base metodológica o modelo sugerido por Holden (2011) e através de análise documental, entrevistas aos responsáveis do serviço e aplicação de um questionário aos colaboradores analisam-se os efeitos das alterações implementadas no cuidado ao paciente (em termos de qualidade, segurança e eficiência) e nos colaboradores. Após um ano da implementação do projeto, verificou-se uma diminuição nos tempos de espera, desistências e reclamações e um aumento no número de admissões e da faturação do serviço. Por conseguinte, estes resultados impactaram na satisfação dos pacientes e dos colaboradores que afirmam estar mais satisfeitos com o seu trabalho, apesar de destacarem como principal efeito negativo do projeto a maior carga de trabalho adquirida. Deste modo, este estudo revela-se de interesse para outras unidades hospitalares por dar visibilidade a um exemplo de boas práticas ou para futuros investigadores, pois sugere uma metodologia de análise dos efeitos do lean sobre os profissionais de saúde que poderá ser adaptada a outro tipo de serviços.


Trabalho final de Mestrado