Search button

O impacto da Cultura Organizacional no estabelecimento de relacionamentos Cooperativos e Coopetitivos

Aluno: Ana Catarina Ferreira Carvalho Henriques


Resumo
As alterações das necessidades dos clientes e dos mercados empresariais conduziram as organizações a adotar novas estratégias, surgindo assim, novas formas de relacionamentos entre as organizações. A cultura organizacional espelha a identidade de uma organização e influencia as estratégias adotadas; o objetivo deste estudo foi o de explorar se existia uma relação entre a cultura organizacional e o tipo de relacionamentos externos que são criados, nomeadamente com concorrentes. A técnica de análise utilizada foi a análise de conteúdos, uma vez que os dados recolhidos são qualitativos. A recolha de informação foi concretizada através de um questionário, a três organizações que pertencem a diferentes setores (indústria, distribuição e serviços). Posteriormente, e de modo a completar a análise, concretizou-se uma chamada telefónica com cada organização observada. Identificou-se em cada organização, a sua cultura dominante, o tipo de relacionamento dominante estabelecido com os concorrentes e as razões que conduziram à preferência pelo modo de relacionamento dominante. Através da amostra recolhida, foi possível observar, uma aparente associação entre a cultura e os relacionamentos que as organizações criam a nível externo, uma vez que os tipos de cultura Mercado e Hierarquia, parecem estar associados ao estabelecimento de relacionamentos de pura competição com os concorrentes. Bem como, os tipos de cultura Clã e Adhocracy parecem estar relacionados com o estabelecimento de relacionamentos de cooperação ou colaboração com os concorrentes.


Trabalho final de Mestrado