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Impacto das alegações de produtos alimentares na escolha do consumidor

Aluno: Ana Isabel Piedade Santana


Resumo
A compreensão da influência que as alegações têm na decisão de compra dos consumidores, constitui uma oportunidade para as marcas de produtos alimentares, que poderão, através dessa informação, criar valor para o consumidor e assim ganhar vantagem competitiva no mercado. A revisão de literatura existente sobre o impacto das alegações no consumidor tem evidenciado que as mulheres são um dos grupos com atitude mais favorável em relação às alegações. Existem também evidências que a geração Millennials preocupa-se mais com os benefícios que os produtos têm por questões de saúde e bem-estar, investindo assim na compra de alimentos com alegações. Face ao exposto, foram realizados dois focus groups com o objetivo de explorar melhor as diferenças existentes entre géneros, da geração Millennials, no que toca à atitude face às alegações presentes nas embalagens de produtos alimentares. Através dos resultados dos focus groups concluiu-se que as participantes femininas da presente investigação têm maior conhecimento e maior perceção sobre as alegações nutricionais e de saúde, assim como uma atitude mais favorável em relação a produtos com alegações e ainda uma maior perceção sobre a compra destes produtos, comparativamente com os homens. O que vem confirmar algumas das conclusões alcançadas em revisões de literatura anteriores sobre o tema e dar resposta às questões de pesquisa da presente investigação. Por outro lado, embora existam todas estas diferenças entre géneros, podemos afirmar que ambos os géneros têm maior intenção de compra por produtos com alegações nutricionais, quando confrontados com o mesmo produto sem a alegação.


Trabalho final de Mestrado