Aluno: DÉbora Andreia Ferreira Da Silva
Resumo
Os relacionamentos entre empresas constituem um importante mecanismo de acesso e desenvolvimento de recursos. A sua existência baseia-se na noção de que cada empresa existe inserida numa rede de relacionamentos conectados. Em geral, na literatura sobre redes, tem sido dada uma grande ênfase ao estudo dos relacionamentos fornecedor-cliente. Um número relativamente menor de estudos tem focado os relacionamentos entre concorrentes, em particular, aquilo que alguns autores designam por relacionamentos coopetitivos. A emergência destes relacionamentos é essencialmente vista como resultante de ações deliberadas pela gestão de topo das empresas envolvidas.
Em contraste com esta perspetiva e recorrendo à noção de comunidades de prática, sugere-se que a coopetição, na sua dimensão cooperativa, pode envolver relacionamentos de caráter informal desenvolvidos entre profissionais de empresas concorrentes no contexto de comunidades de prática. Através de um estudo de caso, demonstra-se a sua relevância em termos de partilha de conhecimento entre profissionais de empresas concorrentes e, em última análise, a sua tradução num melhor desempenho para as empresas clientes. O estudo permite concluir que a noção de coopetição deve ser ampliada para incluir a emergência e operação de comunidades de prática envolvendo a cooperação informal entre profissionais de empresas concorrentes.
Trabalho final de Mestrado