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O impacto da ISO 9001 no desempenho das empresas portuguesas do sector hoteleiro

Aluno: ClÁudia Sofia Rodrigues De Azevedo LourenÇo Rodrigues


Resumo
A difícil conjuntura económica actual tem vindo a promover um maior foco na Qualidade no sector hoteleiro. Para além disso, assiste-se a uma crescente procura da certificação da ISO 9001. No entanto, os efeitos da implementação desta norma não são consensuais. Assim, o presente estudo pretende: analisar o impacto da implementação da ISO 9001 no desempenho global das Organizações neste sector; verificar se os benefícios diferem de acordo com a classificação dos estabelecimentos hoteleiros e se tendem a surgir a longo prazo; verificar se a versão mais recente da ISO produz maior impacto do que as versões mais antigas; e ainda identificar os principais motivos para a não certificação. Com base numa amostra de 112 estabelecimentos hoteleiros portugueses, os resultados mostram que a implementação da ISO 9001 contribui com importantes melhorias nas várias métricas de avaliação de desempenho relativas às quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A certificação da qualidade revelou-se bastante importante para a Organização obter melhores índices de desempenho na satisfação dos clientes e na melhoria nos processos internos. Adicionalmente, os resultados não mostraram existir uma relação entre o impacto da certificação de qualidade no desempenho organizacional e a classificação dos estabelecimentos hoteleiros. Por outro lado, os benefícios da implementação da ISO 9001 não tendem a surgir a longo prazo. No entanto, concluiu-se que a ISO 9001:2008 produz um maior impacto no desempenho do que a versão de 2000. Verificou-se ainda que os elevados custos da implementação constituem o principal motivo para a não certificação.


Trabalho final de Mestrado