Aluno: Sara Bruna FelÍcio Mendes
Resumo
As atividades logísticas foram desde sempre dependentes de informação. Esta realidade não mudou. Contudo, acentuou-se ao longo do tempo com a necessidade de informação exata e em tempo real. Para tal, as empresas de atividades logísticas deparam-se com a necessidade de avaliar os seus sistemas de gestão de informação, decidindo estrategicamente os investimentos sobre os mesmos.
O presente trabalho de projeto debruça-se sobre a avaliação da adequação de um sistema de gestão de armazenamento às operações. Fá-lo através da adaptação de uma matriz para avaliação da adequação do sistema de gestão de armazenamento aos processos, a qual permite comparar as avaliações atribuídas. Esta matriz é composta por 11 processos, para os quais é avaliada a adequação do sistema atual, e a adequação desejada num horizonte de dois anos.
Os dados recolhidos permitiram concluir quais os processos mais críticos em que a empresa terá de investir. Através da combinação dos dados recolhidos, com as sessões de trabalho em grupo e visitas aos armazéns, foi possível identificar diversas falhas extra sistema.
O presente trabalho de projeto mostra o exemplo de uma empresa que percecionava deter um sistema mais adequado às suas operações do que o que foi demonstrado no estudo, demonstrando a importância da avaliação dos sistemas de informação.
Trabalho final de Mestrado