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Additive Manufacturing Adoption in Portuguese Companies: Case Study Analysis

Aluno: Ana Isabel Mira Lopes


Resumo
Ao longo dos anos, a manufatura aditiva tem estado em constante desenvolvimento e tem mostrado ser verdadeiramente uma tecnologia de produção. No entanto, embora não seja uma tecnologia nova, ainda carece de investigação e, portanto, com a sua crescente aceitação torna-se relevante estender a literatura sobre o tema, daí o objetivo deste estudo exploratório ser a análise da adoção da manufatura aditiva em empresas portuguesas. Os resultados parecem mostrar que as motivações para a adoção da manufatura aditiva são influenciadas maioritariamente por fatores estratégicos e tecnológicos, e que o principal desafio é a falta geral de conhecimento sobre a tecnologia. Os resultados também mostram que todas as empresas entrevistadas experienciaram benefícios em capacidade de autonomia, curto tempo de colocação no mercado de novos produtos, flexibilidade de produção, liberdade de design, capacidade de alto nível de customização, aumento da competitividade da empresa, aumento na inovação de produtos e processos, capacidade de alcançar novos clientes e envolvimento dos clientes no processo de criação. Quanto às limitações, as identificadas por todas as empresas foram a baixa taxa de produção oferecida pela tecnologia e a falta geral de conhecimento. No que respeita às perspetivas para o futuro, os resultados indicam que todas as empresas reconheceram que o potencial da tecnologia é imensurável, contudo mostra-se ainda necessário aumentar a oferta de educação e formações em manufatura aditiva, elevar a consciencialização acerca desta tecnologia, melhorar a velocidade e a qualidade da impressão, progredir no desenvolvimento de tecnologias híbridas e aumentar a certificação.


Trabalho final de Mestrado