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O modelo de negócio para alojamento de familias em Setúbal

Aluno: MÁrio Rui Pereira Santana


Resumo
O setor do turismo tem crescido bastante nos últimos anos a nível mundial, Portugal não foi exceção, bem como a cidade de Setúbal. Contudo, o que será que uma família com filhos valoriza num alojamento, caso se pretenda adicionar uma infraestrutura que satisfaça este segmento de mercado à oferta de alojamento existente em Setúbal? O perfil de turista a estudar, será um turista com dois ou mais filhos, de meia idade, classe média e que procura estadias de curta de duração, ou seja, as denominadas escapadinhas. O presente estudo, pretende caracterizar um modelo de negócio que preencha as necessidades deste segmento no momento de procurar estadia. A metodologia utlizada foi o Lean Startup, criado por Ries (2011), que consiste em três fases distintas, mas dependentes umas das outras, o Aprender, o Construir, o Medir. As três fases do ciclo Lean Startup, foram realizadas tendo como suporte o Business Model Canvas desenvolvido pelo Osterwalder and Yives Pigneur (2010). Através dos dados recolhidos foi possível desenhar o que poderá ser um modelo de negócio por forma a preencher as necessidades deste segmento em específico. Os resultados obtidos demonstram que as famílias com dois ou mais filhos no momento da pesquisa de um alojamento para uma estadia de curta duração valorizam as infraestruturas, tendo preferência por hotéis, em vez de outro tipo de unidades. Não são sensíveis ao preço em estadias de curta duração, no entanto quando pesquisam alojamento para estadias de longa duração, a variável preço tem um peso significativo.


Trabalho final de Mestrado