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Comportamentos de Adoção a um novo Serviço de Transporte:Carsharing

Aluno: Jose Afonso Borges MendonÇa Cardoso


Resumo
Este trabalho Final de Mestrado é focado no comportamento dos consumidores e a sua relação a uma tomada de decisão de adesão a um novo serviço de transporte como o Carsharing. Tendo por base a revisão literária feita, foi estabelecido na condução do estudo que um serviço de qualidade e as características do serviço estão diretamente relacionadas com a tomada de decisão de adoção ao novo serviço de transportes. De forma a responder às questões empíricas elaborou-se um estudo com foco no serviço de carsharing em Portugal. Carsharing providência acesso à utilização de um carro sem que exista a necessidade de o possuir. A transação económica entre o cliente e o operador é baseada na valorização da utilização do carro em termos de duração e de distância percorrida com o veiculo. Com o estudo exploratório chegou-se a conclusão que para os possíveis clientes um serviço de grande qualidade é percecionado como sendo de extrema importância para a tomada de decisão de adoção. Outro ponto fulcral para a tomada de decisão será o beneficio económico que o cliente poderá retirar do serviço, constatou-se que se o consumidor não percecionar um benefício económico todas as outras características do serviço tornam-se irrelevantes. Identificou-se, ainda, que as questões ambientais são uma característica importante para a decisão de tomada de decisão. Assim, um serviço de alta qualidade, um benefício económico vantajoso para o cliente e as questões ambientais, são cruciais para a decisão de adotar um novo serviço de transporte como o carsharing.


Trabalho final de Mestrado