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INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DE RESTAURAÇÃO - SELEÇÃO DE CIDADES-ALVO

Aluno: JoÃo Valente Palma Martins


Resumo
Devido à urbanização da população mundial, as empresas de serviços tendem a localizar-se nas cidades, servindo as necessidades de populações grandes e culturalmente diversas. Ao efetuar-se a revisão da literatura sobre a internacionalização de empresas verifica-se que é atrativo para as empresas de restauração focarem-se nas cidades enquanto mercados-alvo, embora as correntes teóricas clássicas de internacionalização de empresas não considerem esta perspetiva (têm uma visão mais industrial). Com o intuito de contribuir para a literatura, e desenvolver esta perspetiva, o autor elabora um modelo de seleção sistemático de cidades-alvo para empresas de restauração, com base em Swoboda et al (2007), usando critérios de análise revistos na literatura. Ao efetuar a sua aplicação empírica ao caso da Patrimvs, empresa portuguesa de restauração e catering, verificou-se que o modelo deverá ser mais aplicável a empresas com pouca experiência internacional, permitindo efetuar uma pesquisa e análise extensiva das possíveis cidades-alvo, pouco influenciada pela distância psíquica. A análise da cidade requererá sempre uma visão nacional para averiguar o ambiente fiscal, o risco político-económico, as regulações sobre a troca comercial e as barreiras impostas sobre a entrada de empresas estrangeiras. Uma vez que só se pôde aplicar o modelo a uma empresa, sugere-se futuramente que se procure investigar a sua aplicação a diferentes empresas de restauração nacionais e de outros países. Será também interessante estudar a aplicação em cadeias mais experientes internacionalmente, outro tipo de serviços e empresas de alimentos e bebidas.


Trabalho final de Mestrado