Aluno: Vera LÚcia Gameiro Da Silva
Resumo
Os sistemas de informação (SI) estão cada vez mais presentes nas organizações, permitindo acompanhar as mudanças diárias registadas nos negócios e apoiar as tomadas de decisão por parte da gestão. No entanto, observa-se que a avaliação para se implementar um SI não é feita de forma objetiva e muitas vezes apenas é feita no final da sua implementação.
A análise de gestão de benefícios surge como uma análise complementar às práticas de gestão tradicionais e pretende avaliar quais os benefícios associados à implementação de SI, desde do seu planeamento até ao acompanhamento durante a implementação, de forma dinâmica.
A gestão de benefícios tem sido aplicada a vários sectores. No entanto o sector dos seguros ainda se encontra por explorar, tendo sido para efeito a área escolhida para análise do presente trabalho. Foi elaborado um estudo de caso e aplicou-se a técnica de gestão de benefícios de Cranfield School of Management aos SI em estudo. Para tal, foram identificados e quantificados os benefícios subjacentes à implementação do SI, as mudanças organizacionais e estruturais e o alinhamento com a estratégia da organização.
Como resultado e resposta à questão de investigação foi construída a rede de dependência de benefícios (RDB). Verificou-se que este modelo pode ser aplicado ao sector em estudo, tendo-se constatado que até ao momento do presente estudo, a empresa conseguiu alcançar parte dos benefícios identificados.
Trabalho final de Mestrado