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Práticas de gestão ambiental, gestão social e gestão da qualidade: o caso dos estabelecimentos hoteleiros

Aluno: Joana Catarina Carvalho TomÁs


Resumo
A literatura de gestão da qualidade e sustentabilidade sustenta a evidência de que as Práticas de Gestão da Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade são, nos dias de hoje, uma aposta forte dos estabelecimentos hoteleiros que querem manter a sua competitividade, pelos inúmeros benefícios que a implementação das mesmas lhes proporciona. No presente estudo, dividimos as Práticas de Sustentabilidade em Práticas de Gestão Ambiental e Práticas Sociais. O objetivo, do presente estudo, é analisar em que medida é que a implementação destas práticas influencia a performance sustentável, medida de acordo com o conceito de Triple Bottom Line, dos estabelecimentos hoteleiros. A performance sustentável foi assim dividida em três dimensões: económica, ambiental e social. Para testar o modelo conceptual foram utilizadas 78 respostas obtidas através de um questionário on-line enviado por e-mail a estabelecimentos hoteleiros classificados com 3 a 5 estrelas. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, as práticas estudadas têm impacto positivo em pelo menos uma dimensão da performance sustentável. As práticas de Gestão da Qualidade têm impacto positivo na performance económica. Por sua vez, as práticas de Gestão Ambiental apenas revelam ter um efeito positivo e significativo na performance ambiental e as Práticas Sociais têm efeito positivo e significativo na performance social e ambiental. No que diz respeito ao efeito das práticas de Gestão da Qualidade nas práticas de sustentabilidade, verificou-se que estas têm efeito positivo e significativo quer nas práticas de Gestão Ambiental quer nas práticas de Gestão Social.


Trabalho final de Mestrado