Aluno: Filipa Sofia Marques Figueira
Resumo
O aparecimento e a evolução de um novo tipo de empresas, que nascem globais e têm uma rápida internacionalização tem sido bastante estudado. Os investigadores confirmaram que há uma forte relação entre uma orientação empreendedora e uma performance superior nas empresas born global. No entanto, ainda não é bem explícito de que forma é que os gestores asseguram esta relação.
Esta dissertação foca-se na relação entre a orientação empreendedora e a rápida internacionalização de três born globals portuguesas, dos sectores financeiro, call centre e hoteleiro. O principal objetivo deste trabalho é entender como é que estas empresas conseguiram ter sucesso na sua internacionalização, assim como quais os fatores que contribuíram para este sucesso.
Foi utilizada uma metodologia qualitativa, usando entrevistas semi-estruturadas.
A evidência empírica sugere que uma internacionalização de sucesso está relacionada com o empreendedor e o seu comportamento pró-ativo na procura de mercados externos,
usando as suas conexões pessoais e profissionais e mantendo ao mesmo tempo uma postura de aprendizagem.
Na última secção deste estudo é apresentada uma orientação que os gestores podem utilizar para garantir uma internacionalização de sucesso e o crescimento
sustentável das suas empresas.
Trabalho final de Mestrado