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DE MONOPÓLIO A OLIGOPÓLIO E A MUDANÇA DE PARADIGMA: ESTUDO DE CASO DA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES EM PORTUGAL

Aluno: AndrÉ Tiago GonÇalves Martins


Resumo
É cada vez mais importante a definição de estratégias para as organizações, quer para suportar o seu crescimento, quer para orientar a persecução das atividades geradoras de valor, ou até mesmo, para a sobrevivência da própria organização num dado contexto ou face à sua mudança. O objetivo da presente dissertação é analisar as formas de pensar e atuar de algumas organizações da indústria das telecomunicações que tomaram decisões estratégicas, considerando o contexto monopolista que a dada altura prevalecia, e, mais tarde se viram obrigadas a reconsiderar o seu posicionamento na sequência da privatização da Portugal Telecom. Procura-se primeiro realizar uma contextualização geral e subsequentemente aprofundar o estudo de um segmento específico da indústria das telecomunicações. Tendo o objetivo de analisar como a alteração da estrutura competitiva da indústria e a rápida mudança tecnológica levaram a uma redefinição dos modelos de negócio, de modo a assegurar posições dominantes no mercado face à redefinição dos recursos estratégicos no novo contexto. Por meio de uma metodologia descritiva, fez-se um estudo de caso da indústria de telecomunicações em Portugal, com especial ênfase no oligopólio de empresas prestadoras do serviço multiple play. Esta escolha, visa entender tanto as mudanças no sector das telecomunicações e a constituição de um novo paradigma competitivo, como também os motivos que levaram as organizações à adoção destas estratégias em detrimento de outras e ainda como essas mesmas estratégias influenciaram as organizações e o próprio sector de atividade.


Trabalho final de Mestrado